sexta-feira, 9 de julho de 2010

Sinto um aroma de perfume no ar...



A arte de elaboração do perfume nasceu no Egito e mais tarde se difundiu por toda a Europa durante o período do Renascimento.
Todo o seu sucesso deve-se ao fato de que as notas olfativas do perfume possuem a capacidade de estimular o sistema límbico, também chamado de cérebro das emoções, proporcionando as mais diversas sensações em nosso corpo.

É algo marcante que fica na memória e marcam momentos e fases, sendo assim algo muito pessoal e particular, cada um tem um gosto e se identifica com uma determinada fragrância.

Os perfumes são compostos de notas que tornam a difusão da fragrância lenta e suave:

As notas de saída ou de cabeça, são a introdução, despertam o interresse e provoca o nosso olfato com notas leves que são sentidas imediatamente após a aspersão.
As notas de coração ou corpo, são a base, a essência do perfume, são intensas e refletem a personalidade da fragrância.
As notas de fundo ou base, são as notas mais duradouras, as mais intensas e densas, garantem a fixação com suas notas densas que são as últimas a serem percebidas.

As fragrâncias são classificadas em famílias olfativas:

Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se "frutados".
Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.
Fougère: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.
Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.
Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.
Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias
primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.
Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.
Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta

As embalagens dos perfumes também são importantes, e fazem com que tenhamos uma primeira impressão, se identificamos com um determinado perfume.

Estes perfumes conquistam seus usuários com seu aroma particular e com o design de seus frascos e embalagens:



Fonte: KALY, Luanda. Aromaterapia:A Magia dos Perfumes, Editora Madras.


Escolha o perfume que combina com o seu estilo e saia por aí conquistando o olfato de todos que estão à sua volta!!!

Espero que tenham gostado de saber mais sobre perfumes

Beijo da sua amiga

Dona Dondoka



Um comentário:

  1. Nossa que legal esse texto
    nUnca vi nenhum blog que alem de falar das roupas que deixam uma mulher bonita tambem fala de como deixar ela cheirosa
    Na minha ultima visita a NY comprei o Oriens e ele é realmente excelente

    ResponderExcluir

O que você achou do blog???
Poste aqui suas dúvidas, sugestões, dicas, reclamações e outras coisas que você gostaria de dizer...